Casa de Acolhimento Livre Ser Resgatando Crianças em situação de risco

Casa de Acolhimento Livre Ser

O projeto de acolhimento de crianças e de adolescentes realizado pela Casa de Acolhimento Livre Ser é denominado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) como Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Isso quer dizer que o trabalho do Livre Ser começa quando crianças e adolescentes têm os seus direitos violados, isto é, quando uma criança é encontrada em estado de risco social, maltratada, violada e, portanto, passa a ter a necessidade de ser protegida, reconstruída, cuidada e reinserida.

O trabalho de acolhimento não envolve apenas a complexidade do cuidado com a vítima de violação em caráter integral; este trabalho se desdobra em ações que envolvem o acompanhamento das famílias a fim de se desenvolver oportunidades de reintegração da criança e adolescente à família de origem. Os familiares são acompanhados e analisados por nossa equipe técnica para, junto à Vara da Infância e do Adolescente.

Constatada a impossibilidade de retornarem à família genitora ou a um parente mais próximo, as crianças e adolescentes são encaminhadas para uma família substituta. Nesse caso, o Livre Ser auxilia no processo de localização, transição e integração a essa nova família.

No caso de nenhuma das opções se concretizarem, as crianças e os adolescente serão preparados para a reinserção social e ficarão conosco até completarem 18 anos. Neste período, além do preparo emocional e da geração de vínculos afetivos, a formação do caráter, a espiritualidade, o aprendizado e a profissionalização por meio de cursos serão oferecidos.

Números atuais

Piauí

  • Em todo o estado são penas 6 instituições que oferecem este serviço, contudo, apenas o Livre Ser e mais uma estão habilitados a receber crianças de todo o estado;
  • O número de denúncias de situações de violação dos direitos da crianças tem crescido ano a ano, contudo há uma grande carência por vagas em todo o estado. Apenas 130 vagas;
  • Em nosso Centro de Acolhimento, inserido em um terreno de 38 mil mts2, temos capacidade para construir e acolher até 100 crianças. Hoje, são duas casas construídas (300 mts2 cada) com capacidade para acolher 20 crianças em cada, sendo que uma está em funcionamento desde Agosto de 2015.

Próximos passos

Piauí

  • Viabilizar recursos para a reforma do projeto estruturante que ajusta as condições de funcionamento da Casa de Acolhimento;
  • Dar continuidade à reforma na área externa das casas;
  • Viabilizar recursos para construção do centro esportivo e de lazer;
  • Mobiliar a segunda Casa de Acolhimento e viabilizar recursos para inaugurá-la para oferecer os serviços e acolhimento no Piauí.

Necessidades

  • Investimentos para o sustento e manutenção da prestação do serviço de acolhimento de alta complexidade;
  • Recursos para mantermos equipe de educadores, psicólogos e assistente social que se dedicam ao cuidado das crianças e adolescentes em caráter integral;
  • Recursos para atendermos às necessidades dos acolhidos por remédios, exames, consultas;
  • Material de higiene pessoal de todos os tipos, material escolar, roupas em bom estado;
  • Parceria com instituições e programas que ofereçam atividades auxiliares para o desenvolvimento da criança;
  • Voluntários nas áreas de educação e artes.

Acesse também nossa página www.facebook.com/LivreSerOficial